Informatica para concursos públicos : Formulas e Funções do Excel

Microsoft Excel:
O Excel é um programa desenvolvido para criação de planilhas eletrônicas . Com ele pode se organizar informações numéricas em forma de tabelas, fazer cálculos simples ou complexos alem de criar gráficos que manualmente poderiam demorar bastante..

O Excel contém 1.048.576 linhas e 16.384 colunas, possuindo assim 17.179.869.184 células

Tipos de Gráficos: Gráficos de colunas; Gráficos de linhas; Gráficos de pizza; Gráficos de barras; Gráficos de área; Gráficos de dispersão (XY); Gráficos de ações; Gráficos de superfície; Gráficos de rosca; Gráficos de bolhas; Gráficos de radar

tabela dinamica: usadas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados de suas planilhas. Além disso, com ela ficará mais fácil também a reordenação de linhas e colunas em suas tabelas.

Guia inicio:
Grupo área de transferência: opções recortar, copiar, formatar pincel, indicador de caixa de dialogo
Grupo fonte: opções de fontes, tamanho de fontes, aumentar fonte, reduzir fonte, negrito itálico, sublinhado, bordas, cor de preenchimento, cor de fonte, indicador da caixa de dialogo
Grupo alinhamento: alinhar em cima, alinhar no meio, alinhar embaixo, orientação, alinhar texto a esquerda, centralizar, alinhar texto direita, diminuir recuo
Grupo numero: formato de numero, formato de numero de contabilização, estilo de porcentagem, separador de milhares, aumentar casas decimais, diminuir casas decimais, indicador de caixa de dialogo
Formato de numero de contabilização: serve para escolher um formato alternativo de unidade monetaria
estilo de porcentagem (CTRL + SHIFT + %): exibe o valor da célula como percentual
Separador de milhares: exibe o valor da célula com uma separador de milhar
aumentar casas decimais: mostra valores mais precisos ao aumentar as casas decimais
diminuir casas decimais: ao exibir menos casas decimais mostra valores mais precisos
Grupo estilo: formatação condicional, formatar como tabela, estilos de célula
para formatar uma célula ou tabela, você pode usar o formato condicional para ajudar explorar visualmente e analisar os dados, detectar problemas críticos e identificar padrões e tendencias

Grupo células : inserir, excluir formatar
Grupo edição: autosoma, preencher, limpar, classificar e filtrar, localizar e selecionar
Guia Inserir:
Grupo tabelas: tabela dinâmica, tabela
Grupo ilustrações:imagens, clip-art, formas, smarart
Grupo graficos: colunas, linhas, pizza, barras, área dispersão, outros gráficos, indicador de caixa de dialogo
Grupo links: hiperlink
Grupo texto: caixa de texto, cabeçalho e rodapé, Word art, linha de assinatura, objeto, símbolo

Guia Layout da Pagina:
Grupo temas: temas, cores, fontes, efeitos
Grupo configurar pagina: margens, orientação, tamanho, área de impressão, quebras, plano de fundo, imprimir títulos, indicador de caixa de dialogo
Grupo dimensionar para ajustar: largura, altura, escala, indicador de caixa de dialogo
Grupo opções de planilha: linhas de grade (exibir,imprimir), títulos(exibir, imprimir, indicador de caixa de dialogo)
Grupo organizar: trazer para frente, enviar para trás, painel de seleção, alinhar, agrupar, girar
Guia Formulas:
Grupo biblioteca de funções: inserir função, autoSoma, usadas recentemente, financeira, lógica, texto,data e hora, pesquisa e referencia, matemática e trigonometria, mais funções
Grupo nomes definidos: gerenciador de nomes, definir nome, usar em formula, criar a partir da seleção
Grupo auditoria de formulas: rastrear precedentes, rastrear dependentes, remover setas, mostrar formulas, verificação de erros, avaliar formula, janela de inspeção
Grupo calculo: opções de calculo, calcular agora, calcular planilha,

Guia Dados:
Grupo obter dados externos: do acess, da web, de texto, de outras fontes, conexões existentes
Grupo conexões: atualizar tudo, conexões, propriedades, editar links
Grupo classificar e filtrar: classificar de A a Z, classificar de Z a A, classificar, filtro, limpar, reaplicar, avançado
Grupo ferramentas de dados: texto para colunas, remover duplicatas, validação de dados, consolidar, teste de hipoteses
Grupo estrutura de topicos: agrupar, desagrupar,subtotal, mostrar detalhe, ocultar detalhe, indicador de caixa de dialogo
Guia Revisão:
Grupo revisão de texto:verificar ortografia, pesquisar, dicionários de sinônimos, traduzir
Grupo comentarios: novo comentário, excluir, anterior, próximo, mostra/ocultar comentário, mostrar todos os comentários, mostrar a tinta
Grupo alterações: proteger planilhas, proteger pasta de trabalho, compartilhar pasta de trabalho, proteger e compartilhar pasta de trabalho, permitir que os usuários editem intervalos, controlar alterações
Guia Exibição:
Grupo modos de exibição de pasta de trabalho: normal, layout de pagina, visualização de quebra de pagina, modos de exibição personalizado, tela inteira
Grupo mostrar/ocultar: régua, linhas de grade, barras de mensagens, barras de formulas, titulos
Grupo zoom: zoom, 100%, zoom na seleção
Grupo janela: nova janela, organizar tudo, congelar painéis, dividir, ocultar janela, reexibir janela, exibir lado a lado, rolagem sincronizada, redefinir posição da janela, salvar espaço de trabalho, alternar janelas
Grupo macros: macros(automatiza uma tarefa repetitiva)
Autosoma: serve quando uma pessoa deseja somar valores em uma coluna ou linha, seleciona o intervalo e seleciona a célula vazia adjacente a coluna ou linha e clica-se neste botão

Mensagens de erro

#nome? Foi introduzido um nome numa formula que não esta na lista da caixa de dialogo. Definir Nome.
Você pode ter digitado errado o nome ou inserido um nome excluído. OU não foi colocado entre
aspas o valor que é uma string de texto

###### Quando tiver dados muito mais largos que a coluna

#valor! Existem argumentos incorretos na célula ou no calculo

#div/0! Você tentou dividir um numero por 0(zero) ou por uma célula em branco

#n/d Nenhuma informação esta disponível para o calculo que você quer executar

#ref! Foi apagado um intervalo de celulas cujas referencias estão incluídas numa formula

#num! Foi apresentado um argumento invalido a função da planilha. Ou pode também indicar que o
resultado é maior que o espaço da celula

#nulo! Foi incluído um espaço entre dois intervalos de uma formula para indicar uma intersecção, mas os
intervalos não tem nenhuma célula em comum

Principais operadores para realização de cálculos

+ Adição = A1+B1 >
Maior que (comparação) = A1>B1
- Subtração = A1-B1
< Menor que(comparação) = A1< B1 / Divisão = A1/B1 >= Maior ou igual que(comparação) = A1>=B1
* Multiplicação = A1*B1
<= Menor ou igual que(comparação) = A1<=B1
% Percentual = A1*20%
< > Diferente(comparação) = A1<>B1
^ Exponenciação = A1^3
= < > Igual ou diferente que(comparação)
= Igual = (A1=B1)


Principais funções
vinculo entre planilhas
=A1+Plan1!A1 (estamos somando o valor A1 da planilha atual com o valor de A1 da planilha 1)

Proteção
Referência Mista ou Absoluta é um tipo de condição utilizada no Excel com o símbolo " $ " que tem como função
travar linha, coluna ou ambas, isso faz com que mesmo mudando ou arrastando a fórmula as células travadas não são alteradas.
$g$12 (protege os valores da celula g12 de qualquer alteração)
g$12 (protege os valores da linha 12 de qualquer alteração, independente da coluna)
$g12 (protege os valores da coluna G de qualquer alteração, independente da linha)

Função SOMA =soma(valor1:valor2) =soma(valor1;valor2)
Função Media =media(valor1:valor2) =media(valor1;valor2)
Função Maximo =maximo(valor1:valor2) =maximo(valor1;valor2)
Função Minimo =minimo(valor1:valor2) =minimo(valor1;valor2)
Função Maior =maior(valor1:valor2;k)
Função Menor =menor(valor1:valor2;k)
Operador multiplicação =mult(valor1:valor2) =mult(valor1;valor2)
data =hoje()
data e hora atuais =agora()

Funçao SE

Verifica se uma condição é satisfeita, e retorna um valor quando a condição é VERDADEIRA e outra quando é FALSA
=se(a7>1;1;2) (se o valor de a7 for maior que 1 sera exibido o resultado 1 caso contrario resultado 2)
=se(a7>1;”aprovado” ;”reprovado”) (se o valor de a7 for maior que 1 estara aprovado caso contrario reprovado)
=se(E(b2>15;c2<=170);”ap”;”rp”) (se o valor de B2 for maior que 15 E C2 for igual ou menor que 170 então AP senão RP) =se(OU(b2>15;c2<=170);”ap”;”rp”) (se o valor de B2 for maior que 15 OU C2 for igual ou menor que 170 então AP senão RP) Função CONT SE
=cont.se(valor1:valor2;”>=6”) (conte do valor 1 ate o valor 2 somente os resultados maiores ou iguais a 6)
A sintaxe da fórmula CONT.SE é: =CONT.SE(intervalo de células;”critério ou condição”) , o intervalo de células é onde iremos dizer quais células utilizaremos no nosso cálculo e critério ou condição é a condição que o valor terá que seguir para que ele seja contado. Isso mesmo, a fórmula CONT.SE conta valores em um determinado intervalo de células que obedeçam à condição expressa na fórmula.

No nosso caso utilizaremos essa fórmula para saber em quantas matérias fomos aprovados no 1º semestre, no 2º semestre e na média final, faremos isso na células B9, C9 E D9 . Na célula B9 fórmula ficará assim: =CONT.SE(B4:B8;">=6") , note que usamos o intervalo de B4 até B8 que é onde estão as notas do 1º semestre, veja também que usamos uma condição em que só serão contados os valores maiores (>) ou iguais (=) a 6 . Use a mesma fórmula nas células C9 e D9 , logicamente alterando o intervalo de células, por exemplo, na C9 o intervalo usado será C4:C8 . Observe na imagem abaixo os resultados.

Essa fórmula não se aplica somente a valores numéricos como também a palavras e letras. Vamos exemplificar como usar o a fórmula CONT.SE com palavras. Na célula D9 usaremos essa fórmula para contar em quantas células aparece a palavra “ Aprovado” . A fórmula ficará assim =CONT.SE(E4:E8;"Aprovado") . Veja o resultado na imagem abaixo.

Além de se aplicar a palavras inteiras essa fórmula também se aplica à prefixos e sufixos. Para exemplificar, digite a lista de palavras a seguir, cada palavra em uma célula:

As únicas coisas que se diferencia na fórmula e o uso do asterisco (*) e o fato de não digitar toda a palavra, por exemplo, caso eu queira saber quantas palavras da minha lista terminam em ( sufixo ) “ão” terei que usar a seguinte fórmula =CONT.SE(B12:B19;"*ão"), quando quiser descobrir quantas palavras possuem o mesmo prefixo ( começo ) tenho que inverter a posição do asterisco (*) , por exemplo, caso eu queira descobrir quantas palavras começam com “me” teria que usar a seguinte fórmula =CONT.SE(B13:B19;"me*"). Você notou que a posição do asterisco fica antes caso se trate do final de uma palavra (sufixo) e depois caso se trate do inicio de uma palavra (prefixo)

Função SOMASE
Adiciona as células especificadas por um determinado critério.
SOMASE(intervalo;critérios;intervalo_soma)
Intervalo é o intervalo de células que se deseja calcular.
Critérios são os critérios na forma de um número, expressão ou texto, que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "maçãs".
Intervalo_soma são as células que serão realmente somadas.

As células em intervalo_soma são somadas somente se suas células correspondentes em intervalo coincidirem com os critérios estipulados.

Se intervalo_soma for omitido, as células em intervalo serão somadas.

Função CONT VAZIO
=contar.vazio(valor1:valor2) (Conta o número de células vazias no intervalo especificado.)
Células com fórmulas que retornam "" (texto vazio) também são contadas. Células com valores nulos não são contadas.

Função CONT.VALORES
Calcula o número de células não vazias e os valores na lista de argumentos. Use CONT.VALORES para calcular o número de células com dados em um intervalo ou matriz.
CONT.VALORES(valor1:valor2)

Valor1; valor2;... são argumentos de 1 a 30 que representam os valores que você deseja calcular. Neste caso, um valor é qualquer tipo de informações, incluindo texto vazio (""), mas não incluindo células em branco. Se um argumento for uma matriz ou referência, as células vazias na matriz ou referência são ignoradas. Se você não precisa calcular valores lógicos, texto ou valores de erro, utilize a função
CONT.NÚM

Função PROCV
Encontra um valor em uma tabela e retorna o valor da mesma linha, mas de outra coluna. Normalmente as tabelas são organizadas em colunas e cada linha corresponde a uma registro
=PROCV(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo])
valor_procurado Obrigatório. O valor a ser procurado na primeira coluna da tabela ou intervalo. O argumento valor_procurado pode ser um valor ou uma referência. Se o valor que você fornecer para o argumento valor_procurado for menor do que o menor valor da primeira coluna do argumento matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #N/D.
matriz_tabela Obrigatório. O intervalo de células que contém os dados. Você pode usar uma referência a um intervalo (por exemplo, A2:D8) ou um nome de intervalo. Os valores na primeira coluna de matriz_tabela são os valores procurados por valor_procurado. Os valores podem ser texto, números ou valores lógicos. Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.
núm_índice_coluna Obrigatório. O número da coluna no argumento matriz_tabela do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um argumento núm_índice_coluna de 1 retorna o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retorna o valor na segunda coluna em matriz_tabela e assim por diante.
Se o argumento núm_índice_coluna for:
Menor que 1, PROCV retornará o valor de erro #VALOR!.
Maior do que o número de colunas em matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #REF!.
procurar_intervalo Opcional. Um valor lógico que especifica se você quer que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.
Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, ou for omitido, uma correspondência exata ou aproximada será retornada. Se uma correspondência exata não for localizada, o valor maior mais próximo que seja menor que o valor_procurado será retornado.
=PROCV(2008;A1:C5;3)
procura o valor 2008 na tabela A1:C5 e retornara o valor encontrado na coluna 3 da matriz

Função PROCH

Pesquisa um valor em uma tabela e retorna o valor de uma linha especificada

=PROCH(2007;F12:H15;2)
Procurara o valor 2007 e retornara o valor da linha

Função ARRED
Arredonda um número para um número específico de dígitos.
ARRED(número,núm_dígitos)
Número é o número que você deseja arredondar.
Núm_dígitos especifica o número de dígitos para o qual você deseja arredondar o número.
Se núm_dígitos for maior que 0 (zero), então o número será arredondado para o número especificado de casas decimais. Se núm_dígitos for 0, então o número será arredondado para o inteiro mais próximo.
Se núm_dígitos for menor que 0, então o número será arredondado à esquerda do ponto decimal.

Funções Int, Fix
Retorna a porção inteira de um número.
Int(número)
Fix(número)

O argumento obrigatório número é um Double ou qualquer expressão numérica válida. Se número contiver Null, Nulo será retornado. Tanto a Int como a Fix removem a parte fracionária do número e retornam o valor inteiro resultante. A diferença entre a Int e a Fix é que se o número for negativo, a Int retornará o primeiro número inteiro negativo menor ou igual ao número, enquanto que a Fix retornará o primeiro número inteiro negativo maior ou igual ao número . Por exemplo, a Int converte -8,4 em -9 e a Fix converte -8,4 em -8.

Função CONCATENAR
Agrupa várias seqüências de caracteres de texto em uma única seqüência de caracteres de texto.
CONCATENAR (texto1;texto2; ...)
Texto1; texto2;... são 1 a 30 itens de texto a serem agrupados em um único item de texto. Os itens de texto podem ser seqüência de caracteres de texto, números ou referências de célula única.
O operador "&" pode ser usado no lugar de CONCATENAR para agrupar itens de texto.
Talvez seja mais fácil compreender o exemplo se você copiá-lo para uma planilha em branco.
=CONCATENAR("A população do rio de ";A3;" ";A2;" é de ";A4;"/m")

Use o símbolo "e comercial" (&) como o operador do cálculo. Esse método pode também ser usado para unir itens de textos ao invés da função de concatenar. Por exemplo, " irá retornar o mesmo resultado de "=Concatenar(A1,A2)".

Função LOCALIZAR
LOCALIZAR retorna o número do caractere no qual uma seqüência de caracteres ou de texto específica é primeiro encontrada, começando com núm_inicial. Use LOCALIZAR para determinar a localização de uma seqüência de texto ou caracteres dentro de outra seqüência de texto para que você possa usar as funções EXT.TEXTO ou SUBSTITUIR para alterar o texto.
LOCALIZAR(texto_procurado,no_texto,núm_inicial)
Texto_procurado é o texto que você deseja localizar. Você pode usar os caracteres curinga — ponto de interrogação (?) e asterisco (*) em texto_procurado. Um ponto de interrogação corresponde a qualquer caractere; um asterisco corresponde a qualquer seqüência de caracteres. Se você desejar localizar exatamente um ponto de interrogação ou asterisco digite um til (~) antes do caractere.
No_texto é o texto no qual você deseja localizar o texto_procurado.
Núm_inicial é o número do caractere em no_texto no qual você deseja iniciar a pesquisa. Use núm_inicial para ignorar um número específico de caracteres. Por exemplo, suponha que você esteja trabalhando com a seqüência de texto "ARF0093.RoupaParaJovens". Para localizar o número do primeiro "R" na parte descritiva da seqüência de texto, defina o núm_inicial como 8 para que a parte do número de série do texto não seja pesquisada. LOCALIZAR começa com o caractere 8, localiza o texto_procurado no próximo caractere e retorna o número 9. LOCALIZAR sempre retorna o número de caracteres do início de no_texto, contando os caracteres ignorados se núm_inicial for maior que 1.

Função TEMPO
Retorna o número decimal para uma determinada hora. Se o formato da célula era Geral antes de a função ser inserida, o resultado será formatado como uma data. O número decimal retornado por TEMPO é um valor que varia de 0 (zero) a 0,99999999, representando as horas de 0:00:00 (12:00:00 AM) a 23:59:59 (11:59:59 PM).
TEMPO(hora;minuto;segundo)
Hora é um número de 0 (zero) a 32767 que representa a hora. Qualquer valor maior que 23 será dividido por 24 e o restante será tratado como o valor de hora. Por exemplo, TEMPO(27;0;0) = TEMPO(3;0;0) = ,125 ou 3:00 AM.
Minuto é um número de 0 a 32767 que representa o minuto. Qualquer valor maior que 59 será convertido em horas e minutos. Por exemplo, TEMPO(0;750;0) = TEMPO(12;30;0) = ,520833 ou 12:30 PM.
Segundo é um número de 0 a 32767 que representa o segundo. Qualquer valor maior que 59 será convertido em horas e minutos. Por exemplo, TEMPO(0;0;2000) = TEMPO(0;33;22) = ,023148 ou 12:33:20 AM

Função NÚMSEMANA
Retorna o número que indica onde se encontra a semana, numericamente, em um ano. IMPORTANTE A função NÚMSEMANA considera a semana que contém 1º de janeiro como a primeira semana do ano. No entanto, existe um padrão europeu que define a primeira semana como aquela que tem o maior número de dias (quatro ou mais) no novo ano. Isso significa que, com base no padrão europeu, nos anos com três dias ou menos na primeira semana de janeiro, a função NÚMSEMANA retornará números incorretos.
NÚMSEMANA(núm_série; tipo_retorno)
Núm_série é uma data na semana. As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2008;5;23) para 23 de maio de 2008. Poderão ocorrer problemas se as datas forem inseridas como texto.
Tipo_retorno é um número que determina em que dia a semana começa. O valor padrão é 1.

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