quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dicas para vestibulares e Concursos Publicos

Dicas para chutar na prova

Separei esse espaço para tratar sobre um assunto que muitos concurseiros consideram mentira: técnicas de “chute” em provas e concursos.

Antes de começar é importante fazer algumas ressalvas. A atitude correta diante de uma questão que não se sabe não é a tensão, o nervosismo, o desespero ou coisa semelhante. A primeira atitude é se prometer sinceramente que vai estudar mais para não passar tão facilmente por essa situação na próxima prova.

O “chute” não é uma ciência exata e não substitui a preparação, é apenas uma alternativa para, na falta do conhecimento necessário, arriscar uma resolução. Reforço, o “chute”, por mais consciente que seja, não substitui o estudo. Além disso, nem sempre a resposta certa será aquela que a “técnica do chute” indicar. Estamos lidando com tendências, chances, tentativas de acertar. Dito isso, vamos a alguns novos conceitos.

“Chutar” é, para quem conhece as técnicas, uma atividade consciente. Com técnica, às vezes é possível acertar uma questão apenas olhando as alternativas. O candidato bem preparado deve estar preparado também para “chutar” bem.

Dicas

1- Estudar o conteúdo da prova
Como assim? Estudar para chutar? isso mesmo, essas estratégias se tratam de probabilidades, quanto mais você souber do conteúdo mais questões tu elimina e maior a probabilidade de acerto na hora do chute, se você ficar entre duas questões terá 50% de chances, essa chances diminuem conforme aumenta o número de questões.

2- Chutar no tempo certo
Segundo o Professor Paulo Sampaio, você deve chutar quando o tempo para realizar a prova estiver acabando, tente eliminar o máximo de questões possíveis antes de chutar.

3º Dica – Eliminação
Primeiro elimine o máximo de questões de conseguir, isso aumentará sua probabilidade de acerto. Verifique se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada. Pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar.

exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%, caso seja eliminado apenas uma alternativa a probabilidade já aumenta para 25%.

4º Dica – Repetição
Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas.
exemplo:

A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavras Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

5º Dica – Semelhança
Geralmente o examinador tende a tentar nos confundir, colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. exemplo:

A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

6º Dica – Generalização
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto. Aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, e quando houver alternativas desse tipo, elas tem maior probabilidade de estarem erradas.

Alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

7º Dica – Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. A banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova.

exemplo: se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale à pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa. A que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenham já muitas respostas erradas na prova, repito, essa dica não funcionará bem.

Essas 7 dicas são comprovadamente eficientes pois, quando aplicadas, aumentam muito a probabilidade de acertos ao invés de chutar sem nenhum critério.

Bom, estatísticas e boatos à parte, estude sempre para não ter que precisar, mas se chutar, saiba fazê-lo bem ;)! Boa Sorte e Muito Sucesso!

William Douglas
" Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis" Bertold Brecht

Franklin Hell
Bacharel em Ciências da Computação
E-mail: franklin_professor@hotmail.com
Celular:(13)9.8124-3496
Professor de informática para concursos Públicos facebook/franklinhell

Visite nosso site e fique por dentro do que está rolando nos cursos e conheça nossos cursos
Nosso site:NEPO Concursos

Curta nossa Fan-Page Curso Preparatório para Concursos Públicos N.E.P.O (Núcleo Especial de Preparação Objetiva)
Fan-Page:facebook/nepoconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário